Concurso de Grandes Personalidades 2021


Este ano alguns alunos do 3.º ciclo escolheram uma personagem que tenha sido importante 

para eles e que tenha aberto "uma luz no meio da escuridão". 


Decidimos fazer uma entrevista a uma aluna do 7º A, chamada Júlia Antunes.

1. Que figura escolheu para o concurso de personalidades e como foi a sua vida?

Anne Frank. Ela nasceu em junho 1929 em Frankfurt. Ela vivia com o pai, Otto Frank (o único sobrevivente da família), a sua mãe Edith Frank e a irmã Margot Frank. Perto de 1933 eles fugiram para os Países Baixos na altura em que os nazis conquistaram o poder na Alemanha. 

Mas em 1940 os nazis invadiram os Países Baixos.

Em 1942 eles tiveram que se esconder num anexo secreto que existia no escritório do pai e viviam protegidos pelos seus amigos cristãos.

Também tiveram que abrigar a família Van Pels (Van Dann) e um dentista amigo, Fritz Pfeffer (Albert Dussel). Lá viveram durante dois anos, com Anne Frank anotando o que se passava no diário quase todos os dias. 

A 4 de agosto de 1944 eles foram descobertos no seu esconderijo (ainda ninguém sabe como).

Depois eles foram todos separados. Ela foi de campo de concentração em campo de concentração com a sua irmã e mãe mas, a certa altura, elas foram separadas da mãe que morreu de fome uns dias mais tarde. 

Anne Frank e a sua irmã morreram em finais de fevereiro de 1945, de febre tifo, dois meses antes da guerra terminar.

2. Porque escolheu Anne Frank? 

Eu escolhi Anne Frank porque quando nos foi apresentado o trabalho os professores disseram-nos que o tema deste ano do concurso seria sobre as pessoas que viveram numa época difícil. 

Não sei porquê, mas veio me logo à cabeça Anne Frank, pois eu sabia que ela tinha vivido durante um período muito difícil e tinha sofrido muito.

Para além disso quando a Anne viveu esta situação tinha quase a minha idade e isso impressiona-me muito!

Falei dela a uma amiga minha chamada Teresa da Cunha que queria fazer o concurso comigo e ela aceitou pois também queria aprender com ela, tal como eu. Isso leva-nos à terceira questão.

Ela também sofreu imenso no campo de concentração ficando cada vez mais afastada da família, vivendo naquela situação horrível.

3. O que lhe ensinou Anne Frank? 

O que eu aprendi com ela é que nós devemos ter esperança mesmo nos momentos mais difíceis. Também aprendi como os humanos podem ser, por um lado cruéis, mas por outro amáveis e generosos tal como os que ajudaram Anne Frank. Não devemos pôr as pessoas a sofrer.

Muitos dizem que ela só escreveu um diário, mas ela também sofreu bastante: por exemplo, ficou presa num sítio com as mesmas pessoas durante dois anos seguidos, ela também não tinha ninguém para partilhar os seus sentimentos por isso é que escrevia no diário. 

Escrever é importante! 


Luísa Mendes Correia (5ºD)

Margarida Cunha Ferreira (5ºC)

Comentários

  1. Gostei muito deste artigo, está muito bem escrito! Adorei também ouvir as respostas e perspetivas da Júlia acerca desta adolescente. Este concurso das personalidades foi realmente ESPANTOSO e muito EMOCIONANTE!
    Foi muito bom ver o entusiasmo dos alunos do 3º ciclo a contar as histórias de cada pessoa inspiradora. Cada vez que ouvi cada aluno, eu só pensava "Também quero defender uma personagem e estar no lugar deles quando for a minha altura, são realmente impressionantes". Nos recreios, eu e as minhas amigas corríamos excitadas para ver cada um dos panfletos.
    Todos fizeram uma excelente campanha e mereciam chegar á final! Adorei

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares