Ouro Português

                                                                    


                                                                     Ouro Português 

        Este artigo é dedicado aos 4 portugueses que ganharam o ouro nos Jogos Olímpicos. Estes portugueses são: 

Nélson Évora, medalha de ouro no triplo salto nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, que foi a inspiração para Francisco Barreto, se não leram a entrevista leiam-na

Carlos Lopes, medalha de ouro na maratona nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984

Rosa Mota, medalha de ouro na maratona nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988

Fernanda Ribeiro nos 10000 nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996

        Nélson Évora nasceu em Abidjan (Costa do Marfim), em 1986, mas é de origem cabo-verdiana. Os clubes onde passou este atleta de alto nível foram o Odivelas Futebol Clube (1994-1995), depois o Benfica, de onde se transferiu para o Porto em 2002, mas volvidos dois anos voltaria ao Benfica. Os últimos clubes por onde este grande atleta passou foram o Sporting e, há pouco tempo, mudou-se para o Barcelona. A 27 de Maio de 2015, Nélson Évora foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante Henrique. Em 2008 além de ganhar a medalha de ouro, participou no Mundial de Pista Coberta (Valência) e conquistou o 3º lugar em Triplo Salto , e sagrou-se campeão nacional de pista coberta. 



        Rosa Mota nasceu no Porto em 1958. Esta atleta, ao longo da sua carreira, ganhou muitos títulos. Rosa Mota começou a correr pelo Futebol Clube da Foz, mas mudou-se para o FC Porto, e um ano depois para o Clube de Atletismo do Porto. Para além de Rosa Mota ser considerada uma das melhores atletas do século XX, também faz parte do grupo de desportistas mais populares em Portugal, juntamente com Eusébio, Luís Figo e Carlos Lopes. No mesmo ano em que se sagrou campeã olímpica recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Mérito.



        Carlos Lopes nasceu em Vildemoinhos, Viseu, em 1947. Carlos Lopes teve de trabalhar na sua infância. O sonho do atleta quando era pequeno, era competir no Lusitano Vildemoinhos, mas como jogador de futebol. Carlos Lopes foi rejeitado pelo clube por ser muito magro.  A primeira prova oficial de Lopes foi na corrida de São Silvestre. Nessa altura tinha apenas 16 anos. Lopes ficou em 2º lugar. Em 1967, Carlos Lopes vai para o Sporting Clube de Portugal onde conhece o Senhor Atletismo: Professor Moniz Pereira, que foi  treinador de várias grandes gerações de atletismo. Este atleta foi nomeado cavaleiro da Ordem do Infante D. Henrique, Oficial desta ordem, Grande-Oficial e Grã-Cruz. O Sporting Clube de Portugal foi o único clube profissional onde esteve. Carlos Lopes é considerado uma lenda do atletismo deste clube.



        Fernanda Ribeiro nasceu em Penafiel no ano 1969. Fernanda Ribeiro foi atleta de fundo. Esta atleta nortenha, chegou a competir com Rosa Mota.  No seu currículo fica o título de campeã olímpica, campeã mundial, bi-campeã da Europa e uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos, no conjunto de 12 medalhadas em grandes competições internacionais, o que é até hoje recorde absoluto no atletismo português. No mesmo em que se sagra campeã olímpica consegue bater o recorde nos jogos olimpicos até a esse dos 10 000. Atualmente curiosamente, esta atleta dirige uma academia.  



Espero que tenham gostado do artigo e abraço até a próxima edição deste jornal.


Comentários

  1. Boa Tarde. Gostei muito do artigo. Estes atletas estão realmente ligados ao mundo do desporto. De certeza que suaram muito por terem chegado a este nível. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares